A Habilitação

Como foi amplamente divulgado, a Interartis Brasil, assim como outras duas associações de criadores (que representam diretores – DBCA - e roteiristas - GEDAR), recebeu do Ministério da Cidadania a habilitação para o exercício dos direitos dos artistas que representa.

 

A habilitação possibilita à INTERARTIS BRASIL o exercício das atividades de arrecadação e distribuição no território nacional dos artistas que representa além da representação internacional já exercida.

 

Os impactos positivos para os intérpretes do audiovisual são bastante significativos nos países em que os direitos são arrecadados, mas, por outro lado, não impactam de nenhum modo negativo o setor audiovisual no que concerne à sua distribuição, trazendo uma série de benefícios econômicos e, talvez ainda mais importante, o fortalecimento da sensação de pertencimento por parte dos artistas em decorrência dos projetos sociais.

 

Além dos valores inerentes aos direitos, parte do valor arrecadado (20%) é utilizado para atividades sociais e educacionais em benefício dos artistas associados.

Já há um projeto piloto em curso chamado IAB Social, que será implementado ainda esse ano, para o qual destinaremos parte dos valores arrecadados para artistas que precisam de auxílio da associação.

 

A habilitação foi alcançada após um esforço coletivo intenso por parte dos artistas associados que sabem muito bem que a união é o fundamento mais na consolidação de direitos.  

 

Agora, porém, o momento é de negociar com os usuários que fazem uso das interpretações dos artistas que representamos.

Desenvolvido por Lally Zwetzch

  • White Instagram Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • White Facebook Icon